domingo, 5 de fevereiro de 2012

Resenha: O mundo de Vidro - Maurício Gomyde

Postado por Gisele Barreto às 15:21
Oi gente, já tá ficando manjado eu sempre vir explicar porque tô passando muito tempo sem postar no blog, mas tá acontecendo tanta coisa na minha vida... Hoje resolvi trazer a resenha de um livro que eu amei, um dos meus favoritos =D

Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as conseqüências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela linguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável. - Skoob

Este livro é bem diferente do convencional. Começando pelos nomes dos personagens, intitulados apenas de Ele e Ela.
Ele é um perdedor, não tem nada além de um empreguinho medíocre e um papagaio - que também é despertador -  chamado Horácio, mas que na verdade é uma papagaia.
Por outro lado Ela é a heroína da estória. Perfeita em tudo. 
De início fiquei um pouco assustada com a obsessão d'Ele por Ela. Ele fica doidão, vê a moça no metrô e a partir daí descobre seu número de telefone, local de trabalho e endereço. Achei isso bem psicopata, porque não é normal  - e também nada saudável - uma coisa dessas kkk, mas continuando...
Ele quebra a cara uma vez e a estória toma um rumo bem diferente, pois ele sai de um moço tonto para um completo cafajeste e depois dá outra volta e se torna uma pessoa normal (uma reviravolta e tanto!) Ela também passa por mudanças, mas que são bem mais discretas.
A escrita de Gomyde é bem leve. Há uma fantástica variação linguistíca, pois em alguns momentos  ele nos traz a poesia (principalmente no livro que Ela recebe), e depois avacalha tudo com palavras toscas que têm uma tradução simultânea.
Bastante cômico, O Mundo de Vidro é bem envolvente. O enredo não é apenas de um romancezinho bobo. Tem todo um lado profundo inserido pelo autor.
Enfim, para quem está a procura de um romance leve e engraçado, não deixem de conferir este. 

Beijo ;*

3 comentários:

Rogério... disse...

Olá Giih,
Esse livro é bem diferente mesmo, mas é um diferente muito boom! Mesmo os protagonistas não tendo nomes, a gente entente tudo - eu achava que ia ser uma confusão só - e a história, mesmo tendo um final nada comum é muito interessante e divertida.
Os dois livros que já li desse autor são fantásticos. No começo quando li o prefácio de O Mundo de Vidro, achei que o autor era louco. o.O

One Book Friend

Nathália Risso disse...

Oi Gihh!
Li Ainda não te disse nada, e estou doida para ler O Mundo de Vidro! Sinceramente, não sei porque ainda não peguei para ler, porque tenho certeza de que vou devorá-lo!
A escrita do Maurício é super envolvente, e provavelmente a história não deixa a desejar!
Ótima resenha :)
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá :)
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland

Ana disse...

Amei a resenha!

Tem a primeira ´promoção lá no blog! Passa lá e participa hahaha

http://www.booksformagic.blogspot.com/2012/02/promocao-6-meses.html#comment-form

Beijos

 

Cafofo da Giih Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review